quarta-feira, 31 de março de 2010

O que se come?

Quer saber o que se come em Recife ou no Rio?

Um dos maiores prazeres da vida, na minha opinião, é provar comidas diferentes. E sabemos que dentro desse Brazilzão há uma enorme diversidade de pratos e sabores, específicos de cada Região.
Pois bem, vejam que em Recife e no Rio de Janeiro também temos muitas diferenças! Elegi os TOP 10!

Em Recife se come:

1- Arrumadinho - Petisco feito com carne de charque frita, feijão de corda ou macassa, farofa e vinagrete. Há variações com carne de Sol, Bacalhau, etc.

2- Caldinho - Não há um só bar ou restaurante que não tenha o tradicional caldinho de feijão ou peixe. É uma espécie de sopa em um copinho, que leva acompanhamentos como ovo de codorna, charque e milho. Pode-se encontrar ainda o caldinho de sururu, marisco, camarão, cebola, feijoada e bode!

3- Casquinho de caranguejo - Um creme feito com caranguejo, siri ou aratu servido na cabeça do caranguejo. Não é bem uma comida, é uma iguaria!!
4- Agulha frita - Como dito em outro post, agulha é um peixe típico do litoral nordestino. É empanado e frito no óleo quente.
5- Amendoim cozido - é o mesmo amendoim tradicional só que ao invés de ir ao forno ele é cozido, com casca, na água e sal. Na minha opinião, é ainda mais gostoso que o assado!
6- Munguzá - Me parece que no Rio chamam de Canjica mas eu nunca provei então não sei se é o mesmo gosto. É um creme branco, com grãos de milho cozido e canela. Pode ser doce ou salgado. Como todo dia de manhã, perto do trabalho :)
7- Raspa-raspa - É uma espécie de "sorvete" feito com gelo raspado e um líquido doce com sabores de coco, groselha, morango, uva e sei lá mais o quê? :P

No Rio de Janeiro se come:
1- Biscoito Globo - Biscoito de polvilho doce ou salgado. É vendido na praia, em engarrafamentos, em padarias. É mais um ritual do que gostoso propriamente dito hehhehe, serve pra passar o tempo :)

2- Empada - As empadas estão em todos os lugares e tem diversos recheios: frango, palmito, amarão, bacalhau. Eu comi na praia e em botecos.
3- Joelho - Joelho é um salgado em forma de tubo, recheado com presunto e queijo. Tem algumas variedades. Nunca provei mas dizem ser muito bom.

4- Bolinho de bacalhau - Existe no Recife também mas não é tão comum, frequente e consumido como no Rio. Não há um só bar ou restaurante sem o tradicional bolinho.
5- Ovo Colorido - hahaha quem foi que teve essa ideia de vender ovo cozido com corante? Engraçado que, no Rio de Janeiro, um boteco de responsa tem que ter ovo colorido!

6- Chá mate - Tá bom, eu sei que é de beber, mas eu não podia deixar de fora da minha lista. Os cariocas adoram o chá mate geladinho.

É isso pessoal, se souberem de algo que faltou nessa super lista, me avisem que eu quero provar!
Beijos!!

OBS: As fotos foram retiradas do Google.

Um comentário: