segunda-feira, 22 de março de 2010

Brunello Emporium - Guapimirim

Olá amigos, bom dia!

Hoje vim contar sobre um local muito charmoso que visitei no fim de semana.
Pertinho do Rio, há 50 min de carro (aprox 67Km), chegamos à cidade de Guapimirim. Ela fica no pé da subida da serra de Teresópolis e tem um clima muito agradável. Em "Guapi", como é carinhosamente chamada, podemos encontrar lindas casas de inverno com seus jardins exuberantes, cachoeiras naturais com água gelada, mercado de iguarias como queijos e vinhos e móveis e artesanatos em madeira. Tal qual Teresópolis, serve como refúgio aos dias quentes do Rio.



Porém, apesar da região ser digna de artigo neste blog, o post de hoje se dedica principalmente a falar do trabalho de um artesão da região que conheci, o Sr. Pedro, que tem artigos de móveis de demolição criados e reformados por ele e sua equipe em um ateliê super charmoso. As lojas recebem o nome de Brunello. Em uma delas podemos encontrar artigos pra presentes e em outra um verdadeiro show room com ambientes muito bem decorados com móveis da época da minha avó.





Mas o que mais me encantou foi o ateliê do Sr. Pedro. Guiada por ele, conheci os espaços onde são desenvolvidos os projetos dos móveis sob encomenda, a serraria, as ferrragens, o depósito, enfim, tudo com o toque de requinte da criação artesanal dos móveis.



Em geral, as peças criadas levam boa madeira ricamente trabalhada, ferragens, cerâmica (como os ladrilhos hidráulicos) e uma enorme dose de insights e design do Sr. Pedro. O resultado é um trabalho belíssimo que nos faz voltar ao tempo.





Infelizmente as fotos ficaram também artesanais, já que foram tiradas do meu celular :P (com exceção da primeira foto, que achei no google).

Então já sabe, vai conhecer a serra de Teresópolis? Dê um pit stop no show room da Brunello e pergunte onde fica o ateliê. É um passeio e tanto! Garanto!


O quê: Brunello Emporium (http://brunelloemporium.com.br/)
Ateliê:
Rua Noêmia da Costa, s/nº (antiga Rua Itamonte)
Guapimirim - RJ
Contatos:(21)2632-2922 ou 3632-2716

Como chegar em Guapimirim:
http://maps.google.com.br/maps?f=d&source=s_d&saddr=Av.+Vinte+de+Janeiro&daddr=Guapimirim+-+RJ&hl=pt-BR&geocode=FfbSo_4dujxs_Q%3BFTAuqP4dYgZw_SlfbQn9_7CZADFSa8OnQDn2TQ&mra=dme&mrcr=0&mrsp=0&sz=13&sll=-22.822548,-43.224335&sspn=0.093035,0.154324&ie=UTF8&ll=-22.676114,-43.080826&spn=0.372537,0.617294&z=11

2 comentários:

  1. Hummmm eu conheci esses dias a loja. Coisas mui lindas. Um encanto. Me lembrou até Tiradentes.. Um charminho e pertinho. Vala a pena!

    ResponderExcluir
  2. sou suspeito em comentar sobre Brunello pois trabalho lá,mas nunca trabalhei em uma marcenaria que prima tanto pela qualidade dos móveis e satisfação da clientela,tudo é muito personalizado,cada movel é feito especifico para cada cliente,cada detalhe escolhido conforme o cliente,tá até dificil executar alguns projetos devido a alta peformace como são projetados,peças únicas,criadas aparti da necessidade de cada cliente,muito legal mesmo............

    ResponderExcluir