sábado, 12 de fevereiro de 2011

Carnaval em pernambuco


Faz tempo que não escrevo, não é mesmo? É que tirei férias e fiquei off line por um bom tempo.

Hoje vim falar sobre o Carnaval de Pernambuco. No ano passado eu postei sobre o Carnaval do Rio e agora chegou a vez de PE.
Neste fim de semana começaram as prévias carnavalescas e isso contaminou meu humor. Aliás, é bom saber que o carnaval por aqui começa bem antes do feriadão: muitas vezes as prévias arrastam multidões.

Em Olinda, todo domingo é dia de prévia. Você pode chegar tranquilamente na cidade histórica as 17h e sair pra lá de meia-noite, que ainda vai ter muito frevo, maracatu e uma multidão de gente. Funciona do mesmo jeito que carnaval, com a diferença que é de noite, as pessoas ainda não estão fantasiadas e ainda se consegue caminhar pelas ladeiras. O carnaval de PE é marcado pela irreverência e pela liberdade. Sim, nesse carnaval todos podem curtir: adultos e crianças, ricos e pobres, homens, mulheres e GLBTs. Tem espaço para todo mundo! E cada ano que passa lota mais.

Multidão nas ladeiras:


O som do carnaval fica por conta de inúmeras bandinhas de frevo e de maracatu que sobem e descem as ladeiras em uma sintonia impressionante! Haja disposição para aguentar o calor e a multidão todos os dias!

Bonecos de Olinda:


Em Recife, todas as noites tem grandes shows no marco zero do Recife Antigo (RA). Pelas ruelas também tem bandinhas de frevo, maracatu, caboclinhos e até banda de pífanos! O carnaval do RA, por ter menos gente, torna-se um carnaval mais familiar, ou seja, crianças brincam tranquilas sob observação atenta dos pais. Muitos também vão fantasiados.

Carnaval no Recife Antigo:


Além do frevo normal, ainda tem o frevo de bloco, que é o frevo de antigamente, com senhoras e senhores que se fantasiam ricamente e cantam marchinhas de carnaval. No sábado de zÉ pereira tem o famoso Galo da madrugada, o maior bloco do mundo, que anda pelas ruas do centro do Recife com vários trios elétricos, sempre tocando frevo!





Ainda em Pernambuco, há o carnaval da cidade de Bezerros, com os famosos Papangus. No domingo uma verdadeira peregrinação segue rumo a Bezerros, 100km de Recife.

Papangus de Bezerros:


Uma coisa é certa: Nas semanas pré-carnavalescas ou mesmo no carnaval, estar em pernambuco é ser envolvido pela alegria contagiante desse povo.
Vale cada centavo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário