quinta-feira, 1 de julho de 2010

4 dias no Rio de Janeiro



1o dia
Manhã – Acorde cedo e vá visitar o Pão-de-Açúcar (http://www.bondinho.com.br/). Lá do alto é que percebemos porque o Rio é tudo isso que ouvimos dizer. Após o passeio, pegue um ônibus até o centro e almoce na Confeitaria Colombo (http://www.confeitariacolombo.com.br/). A confeitaria tem lanches, salgados e doces deliciosos e o ambiente remete ao passado de 1894.
Tarde – Saindo da Colombo, caminhe até a Ilha Fiscal – 1,5km -(http://www.mar.mil.br/dphdm/ilha/ilha.htm), passando pelo Paço Imperial (http://www.pacoimperial.com.br/) e pela Assembléia do Estado. Depois caminhe até as barcas - 600m - (www.barcas-sa.com.br). Atravesse a Baía de Guanabara e pegue um ônibus para visitar o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói (www.macniteroi.com.br) desenhado por Niemayer. O museu no fim da tarde fica muito bonito. Após a visita tome um café no Bistrô MAC e admire o lindo horizonte que entra pela janela.

2 dia
Manhã – Visite e o jardim botânico (http://www.jbrj.gov.br/) e em seguida o Parque Lage (http://www.eavparquelage.rj.gov.br/). Pegue um ônibus até a Lagoa Rodrigo de Freitas e ande de pedalinho comendo um biscoito Globo.
Tarde - Depois pegue um ônibus até Copacabana e desça na altura do Forte de Copacabana (http://www.fortedecopacabana.com/). O forte é aberto à visitação. A vista de lá é linda e rende boas fotos! Antes do Sol se pôr caminhe até o Arpoador e assista a um pôr do Sol de tirar o fôlego.
Noite - Volte à praia de Copacabana e caminhe no calçadão até a feirinha. Para fechar o segundo dia como um bom carioca, sente em algum boteco e tome aquele chopp bem gelado comendo os deliciosos quitutes engordativos (sugestão - Belmonte, Devassa ou Espelunca Chique).

3 Dia
Manhã - Acorde cedo e vá ao Cristo Redentor (http://www.corcovado.com.br/). A subida ao Cristo pode ser feita pelo trenzinho (que em junho/2010 estava em reforma), de táxi ou em Vans. Depois pegue um ônibus até Santa Teresa. Caminhe pelas ruas do bairro e almoce em algum restaurante alemão (o guia Veja – RJ tem ótimas sugestões http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro).
Tarde - Pegue um bondinho em Santa Teresa e desça até a estação do prédio da Petrobrás no centro. Passeie pela Cinelândia visitando a Biblioteca Nacional, o museu de Belas Artes e o Theatro municipal, recém reformado.
Noite – Na Lapa tem-se muitas opções de diversão noturna. Se quiser samba vá ao Carioca da Gema, ao Rio Scenarium ou ao Lapa 40graus. Lá também tem as casas de show Circo Voador e Fundição Progresso. O ideal é visitar os sites dos lugares e escolher a melhor opção do dia.

4 Dia
Manhã – Se o dia for de Sol, pegue uma prainha no posto 9 de Ipanema. Tome um chá gelado com biscoito globo (olha ele aí de novo!).Se estiver disposto alugue uma bicicleta e pedale pela orla.
Tarde – Saindo da praia vá ao restaurante Brasileirinho comer a autêntica Feijoada carioca. Depois vá ao hotel descansar e arrumar as malas para voltar pra casa ;)

***Sugestões extras ***

Feira do rio Antigo – É uma feira de antiguidades super simpática localizada no bairro da Lapa. Acontece todos os primeiros sábados de cada mês a céu aberto, ocupando toda a extensão da rua do Lavradio. Começa as 10h. Veja mais em http://www.nossadica.com/lapa_feira_do_rio_antigo.php

Bar da Urca – É um barzinho localizado no bairro da Urca. O charme desse lugar é a descontração já que as pessoas costumam sentar na mureta que fica em frente à Baía de Guanabara e bater papo tomando aquela cervejinha gelada com caldo de frutos do mar. Vá no fim da tarde. (http://www.barurca.com.br/)

Petrópolis – É uma cidade histórica linda, distante 67km do Rio de Janeiro capital. Dá pra ir e voltar no mesmo dia mas já aviso logo que você vai ficar com gostinho de quero mais! Vale muito à pena! Além de toda a parte histórica, lá tem um grande pólo de confecção.

Salto de Parapente – Se você for corajoso vá. Quem já fez garante que é muito bom!
Centro Cultural Banco do Brasil – Aqui você encontra opções de lazer a um baixo custo.

Vista Chinesa – A vista Chinesa fica no mesmo morro do Corcovado. É mais um lugar para assistir a beleza do Rio de Janeiro do alto.

Maracanã – O Maracanã é o maior estádio de futebol do Brasil e é aberto à visitação, quer dizer, era, pois estará fechado até 2012 para reformas da Copa de 2014.

Aterro do Flamengo – Nos dias de domingo as ruas do aterro são fechadas para caminhadas, piqueniques e passeios de bicicleta.

Praias - O Rio tem praias belíssimas com água azul transparente (porém frias). Se tiver tempo não deixe de fazer um passeio de barco em Arraial do Cabo.

Dicas úteis:

1)Antes de ir para os lugares verifique no Google Maps os transportes do hotel até o local de visitação. Para os principais pontos turísticos dá pra ir de metrô + ônibus (www.metrorio.com.br - tarifa: R$2,80, metro + onibus (cristo, pao de açucar) R$3,70)
2)Aproveite os dias de Sol para visitar o pão de açúcar e o corcovado. Quando o tempo está nublado não dá pra ir nesses locais.
3)Táxi no Rio de Janeiro é barato. Pergunte ao taxista o valor médio da corrida e compare com o preço do ônibus.
4)No site http://www.aluguenorio.com.br/ você encontra boas opções de hospedagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário